Todo o dia 15 de janeiro, na cidade de Salvador, acontece um evento "religioso-cultural" profundamente emblemático. Há uma concentração de pessoas na região do Elevador Lacerda e, em determinado momento, essas pessoas saem em procissão em direção à Igreja do Senhor do Bonfim, onde as baianas do Candomblé lavam a escadaria da igreja.
Estavam presentes o Olodum, o bloco de Afoxé Filhos de Gandhi e tantas outras participações...
Os adjetivos são tantos para o que vivenciamos aqui hoje... Mas, o que mais me tocou de tudo o que vivenciamos em quatro - QUATRO - horas de caminhada sob um sol escaldante e mais de 40° graus de temperatura, por um percurso de cerca de oito quilômetros, foi ver que É POSSÍVEL!
É possível fazer as religiões nos tornar melhores. Abraços afetuosos entre pastores, pais e mães de santo do candomblé, padres, dirigentes espíritas, umbandistas, hari krishnas, hypes, agnósticos e, provavelmente, ateus. Uma convivência harmoniosa e integrada a um fator determinante: a FÉ! Se você tem fé e está feliz com ela, não precisa dizer ao outro que a fé dele está errada. RESPEITO e HUMILDADE é o que presenciamos!
As emoções de hoje ainda estão turbinadas aqui e, assim, saúdo a FÉ de quem tem (não a religião)!
Salve a todos e todas Orixás do Candomblé!
Salve a Buda!
Salve a Jesus Cristo!
Salve todas as entidades da Umbanda!
Salve todos e todas santos e santas católicos(as)!
Salve Alah!
Salve todos e todas mentores(as) do Kardecismo!
Salve ao Universo!
Salve a Deusa Mãe!
Salve Oxalá e o Senhor do Bonfim!
Axé para quem é de axé!
Amém para quem é de amém!
Beijo para quem é de beijo!
Abraço para quem é de abraço!
Aperto de mão para quem é de aperto de mão!
E AMOR PARA TODOS(AS) NÓS!